O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O câncer de mama não tem somente uma causa, existem outros fatores que aumentam o risco da doença, fatores ambientais e comportamentais com obesidade, falta de atividade física e consumo de bebida alcoólica. Fatores da história reprodutiva e hormonal, como ter tido a primeira menstruação antes de 12 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos e uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona). E fatores genéticos e hereditários, como casos de câncer de mama na família, história familiar de câncer de ovário e alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).