Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer.
A campanha internacional, coordenada pela Alzheimer’s Disease International (ADI), visa aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição.
No Brasil, onde a data foi instituída pela Lei nº 11.736/.2.008, estima-se que existam 1,2 milhão casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico e, no mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com a Doença de Alzheimer.
A doença, descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915), se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. É caracterizada pela piora progressiva dos sintomas, entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave.
Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: [email protected]