O tratamento do câncer de cabeça e pescoço depende de fatores como:
⦁ Localização da doença;
⦁ Se o tumor cresceu e atingiu outras partes do corpo;
⦁ Estado de saúde do paciente.
⦁ Com base nessas informações, o médico poderá selecionar um método ou fazer uma combinação entre eles:
Cirurgia – é o tratamento mais comum para o câncer de cabeça e pescoço. O procedimento cirúrgico pode ser feito para remover toda a área afetada com células cancerígenas. Atualmente existe a utilização do robô (cirurgia robótica) para os casos selecionados de câncer da cavidade oral e a cirurgia endoscópica transoral (TOETVA) para o câncer da tireoide, evitando a indesejável cicatriz no pescoço, oferecendo excelentes resultados.
Quimioterapia e imunoterapia – podem ser feitas antes ou depois da cirurgia. O uso de medicamentos, que podem ser tomados via oral ou pela veia, tem como objetivo eliminar as células e tecidos com câncer que não são possíveis de serem removidos pela cirurgia. Em caso de metástase, ou seja, quando o câncer se espalhou para outras partes do corpo, a quimioterapia pode ser feita para aliviar os sintomas e reduzir o câncer.
Radioterapia – assim como a quimioterapia, a radioterapia pode ser feita como tratamento complementar à cirurgia ou, em casos mais agressivos, para aliviar sintomas do câncer de cabeça e pescoço.
Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: [email protected]