post-featured-image

Fiocruz: antiviral para hepatite tem bom resultado contra o coronavírus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou um estudo realizado com medicamentos usados no tratamento de hepatite C e constatou que o mesmo apresentou uma eficácia contra o novo coronavírus.
Em experimentos in vitro com três linhagens de células, incluindo células pulmonares humanas, o antiviral daclastavir impediu a produção de partículas virais do novo coronavírus que causam a infecção. O medicamento foi de 1,1 a 4 vezes mais eficiente do que outros remédios que estão sendo usados nos estudos clínicos da covid-19, como a cloroquina, a combinação de lopinavir e ritonavir e a ribavirina, este último também usado no tratamento de hepatite.
Testes realizados mostram que o sofosbuvir outro remédio para hepatite, foi menos eficiente do que o daclastavir, ele também inibiu a replicação viral em linhagens de células humanas pulmonares e hepáticas, mas não apresentou efeito em células Vero.
Os cientistas alertam para os riscos da automedicação e destacam que ainda são necessários testes com pacientes para avaliar a eficácia das terapias.

Fones:  (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: [email protected]