A data celebra os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.
Os fonoaudiólogos também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam ter uma boa dicção, por exemplo.
O fonoaudiólogo, para ajudar a tratar os seus pacientes, pode precisar trabalhar em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas e entre outros profissionais do gênero.
Este profissional pode atuar em consultórios privados, hospitais públicos, escolas, centros de saúde, instituições ou mesmo em empresas.
Área de Atuação
A profissão de fonoaudiólogo tem um amplo campo de atuação, realizando atividades de prevenção, diagnóstico e tratamentos, que podem ser desenvolvidas não somente em consultórios, mas também em escolas, empresas, teatros e em outras instituições que necessitam de profissional qualificado quando se refere a comunicação.
Dentre os campos de atuação da fonoaudiologia existe a audiologia, que se dedica a audição. Alguns exemplos de exames de prevenção e diagnóstico desta área são: audiometria, exames otoneurológicos, exame de processamento auditivo, entre outros. Destaca-se que em muitas empresas, principalmente indústrias, onde o trabalhador é submetido a altos ruídos constantemente, o trabalho do fonoaudiólogo é fundamental para prevenir lesões e realizar exames periódicos previstos em lei.
A voz é outro ramo de atuação da fonoaudiologia, que permite a pessoa realizar exercícios das cordas vocais, respiração, higiene e outras técnicas que ajudam a melhorar a expressão através da voz. Essas técnicas são fundamentais para aqueles que necessitam utilizar a voz de maneira constante como: artistas, advogados, professores, melhorando o padrão e prevenindo futuros problemas.
Já na linguagem a responsabilidade do fonoaudiólogo está na identificação de possíveis alterações no desenvolvimento da linguagem, seja por problemas relacionados à deficiência ou mesmo por problemas psicológicos ou neurológicos. O profissional de fonoaudiologia realiza o processo de reabilitação do paciente através dos tratamentos adequados, que envolvem terapias em consultório e acompanhamento psicológico.
Outro campo de atuação é na motricidade orofacial que consiste na musculatura da boca e língua, onde o fonoaudiólogo realiza tratamentos de correção na sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala.
Origem do Dia do Fonoaudiólogo
O Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. A data é uma homenagem a este importante momento na história da classe trabalhadora.
Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: [email protected]