post-featured-image

Anemia: Hereditárias e Adquiridas!

Podemos classificar os tipos de anemias pelas suas causas, sendo basicamente dois tipos:  Anemias Hereditárias: Geralmente se relacionam às alterações genéticas na produção do glóbulo vermelho – seja da membrana que dá forma ao glóbulo vermelho, seja das substâncias que estão em seu interior – hemoglobina e proteínas (enzimas). Neste grupo, temos algumas causas comuns em nossa população, como as talassemias (ou anemias do Mediterrâneo), comuns em indivíduos com ascendência italiana, portuguesa e libanesa; ou ainda a anemia falciforme. 

Anemias adquiridas: Podem ocorrer por carência de nutrientes, por alterações na medula óssea ou ainda por outras doenças que causam anemia por outros mecanismos. Assim, nos quadros de carência de vitaminas, podemos citar a falta de ferro ou de vitamina B12. 

Sabe-se que a anemia mais comum é a ferropriva, que na grande maioria das vezes está associada a problemas nutricionais e a baixa ingestão de ferro. Calcula-se que quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a anemia, sendo que 27% a 50% da população é afetada pela deficiência de ferro, no Brasil esta taxa varia muito de acordo com a região e população estudada. 

Fones:  (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: vendas@oncoexpress.com.br