A Campanha Julho verde estimula o autocuidado para promover a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, seu tema é “seu corpo, sua vida. Não o destrua”.
O movimento Julho verde reúne uma série de ações voltadas a prevenção e ao rastreio do câncer de cabeça e pescoço. Instituições como a Laac e a Associação Câncer dee Boca e Garganta apoiam a causa. A Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas é a unidade de referência em cancerologia na Amazônia Ocidental, destaque que parte dos cânceres de cabeça e pescoço tem relação com fatores ambientais.
Os fumantes são mais propensos a desenvolver câncer de boca e orofaringe pois o consumo prolongado de cigarro altera a estrutura do tecido da boca, potencializando o aparecimento de feridas que podem evoluir para o câncer. Associado ao consumo de bebidas alcoólicas, o risco é ainda maior.
O câncer de cabeça e pescoço engloba os tumores da cavidade nasal, seios de face, laringe, faringe, boca e glândula tireoide. Estudos apontam que devem ser notificados 120 casos de neoplasias malignas na cavidade oral, 90 laringe e 50 tireoide – este último apenas mulheres. Quando se trata de câncer de cavidade oral 90 casos para homens e 30 para mulheres. O da laringe também predomina na população masculina com 70 casos e 20 para população feminia.
Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail: [email protected]