Alguns tipos de câncer infantil têm uma predisposição genética, o que significa que a doença pode ser transmitida de pais para filhos devido a mutações genéticas hereditárias. O retinoblastoma é um exemplo notável desse tipo de câncer. O retinoblastoma é um câncer que se origina na retina do olho. Pode ocorrer em crianças muito jovens e, em alguns casos, é hereditário. Existem duas formas principais de retinoblastoma:
⦁ Retinoblastoma Hereditário: que também é conhecido como retinoblastoma bilateral, essa forma é causada por uma mutação genética hereditária no gene RB1. Crianças nascidas com essa mutação têm um risco maior de desenvolver tumores nos olhos, geralmente em ambos os olhos. O retinoblastoma hereditário é passado dos pais para os filhos por meio de um padrão de herança autossômica dominante.
⦁ Retinoblastoma Esporádico: Nessa forma, a mutação genética ocorre aleatoriamente nas células da retina e não é hereditária. Ela afeta apenas um olho e tende a ocorrer mais tarde na infância.
Devido à possibilidade de o retinoblastoma ser hereditário, é importante que famílias com histórico deste câncer procurem aconselhamento genético.
Para entrar em contato com a Oncoexpress:
Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640
E-mail: [email protected]
Acesse: https://lojavirtual.oncoexpress.com.br
#retinoblastoma #retinoblastomaesporadico #retinoblastomahereditario #cancerinfantil #leucemia #cancerinfantilhereditario #canceremcriancas